Experiências autoformadoras de Licenciados em Educação Física no PIBID: aprendizagens de si para Docência

Autores

  • Samara Barreto Abreu
  • Andreyson Calixto Brito
  • Basílio Almeida Fechine

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.16238

Resumo

Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30