Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná

Autores

  • Camila Batista Carlos
  • José Pereira Melo

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.16241

Resumo

No cotidiano escolar, comumente utilizado em vários componentes curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar o exercício docente. Tal recurso, utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para a Educação Física escolar, uma iniciativa similar encontrada no Nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba.  A pesquisa tem o objetivo principal de analisar os livros didáticos para o ensino da Educação Física escolar desses dois sistemas públicos de ensino, que contemplam níveis de ensino diferentes e representativos para a área de atuação profissional, considerando as configurações das obras e seus conteúdos. Com o caráter qualitativo, a pesquisa se encaminha para as discussões a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).  Por terem a característica da disponibilidade online podem servir de material de apoio para outros professores de outros sistemas de ensino, não exclusivamente para aquele espaço geográfico que foi primeiramente pensado e escrito.

 

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Publicado

2018-12-30