Carga crítica durante treinamento contínuo e descontínuo na natação em ratos Wistar
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.169Resumo
O estudo buscou verificar o padrão da carga crítica (CL) e capacidade de nado anaeróbio (ASC) durante um programa de treinamento contínuo de doze semanas, após 3 e 9 dias de destreinamento, e em curto período de re-treinamento na natação em ratos. Os animais foram distribuídos em quatro grupos: controle (GC), treinado (GT), destreinado 3 dias (GD3) e destreinado 9 dias (GD9). Eles foram submetidos ao teste de CL. O grupo GT treinou continuamente durante as 12 semanas. Os grupos GD3 e GD9 treinaram por 5 semanas, interromperam o treinamento por 3 e 9 dias respectivamente, e voltaram para completar o período de treinamento. ANOVA two-way para medidas repetidas foi usada para comparar os dados. Todos os grupos mostraram declínio na CL durante as doze semanas de treinamento, mas o grupo GT mostrou valores maiores ao final do treinamento (T: 7,03 ± 1,62% do peso corporal, p<0.05). Os valores de ASC não tiveram um padrão de mudança regular; não houve diferença estatística ao final das doze semanas. Esse estudo mostrou que treinamento contínuo foi capaz de manter os valores de CL maiores, mas o destreinamento e o curto período de re-treinamento não foram benéficos para a CL e ASC.Downloads
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.