Moderadores do efeito de jogos de intensidade alta e intensidade moderada em escolares sobre aptidão cardiorrespiratória e composição corporal

Autores

  • Tomas Rodolfo Reyes Amigo Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad de Playa Ancha Laboratorio de Evaluación y Prescripción del Ejercicio Físico, Universidad de Playa Ancha http://orcid.org/0000-0001-6510-1230
  • Antonio Labisa-Palmeira Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.17253

Resumo

Este estudo analisou os moderadores de sexo, estágio sexual de maturidade e idade na intervenção de exercícios de intensidade moderada e intensidade moderada sobre mudanças na aptidão cardiorespiratória e composição corporal. Quarenta e oito crianças (9,48 ± 0,5 anos) foram selecionadas aleatoriamente para realizar jogos de alta intensidade intermitente (HIIG) e jogos de intensidade moderada (MIG). A intervenção é aplicada na aula de educação física (EF). O sexo, estágio de maturação sexual e idade não modificaram o resultado das alterações (Δ). Além disso, não houve moderação na interação entre os grupos de intervenção de aptidão cardiorrespiratória. A moderação significativa da interação entre os grupos de intervenção foi observada em ΔWC. Assim, eles diferem em sua eficácia de acordo com o estágio de maturidade sexual em relação ao ΔWC. No estágio de maturidade sexual e idade, também foi observado um valor quase significativo de moderação da interação entre os grupos de intervenção, respeitando o IMC z-score. HIIG pode ser incorporado nas classes de PE, independentemente do sexo, estágio de maturidade sexual e idade; Δ aptidão cardiorrespiratória. O grupo MIG pode ter um efeito melhor sobre a composição corporal em estudantes com estágio de maturidade sexual Tanner 2 e 9 anos de idade.

 

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Publicado

2020-06-30

Edição

Secção

Artigos Originais