Efeitos do exercício físico nas autoperceções no domínio físico de jovens adolescentes: uma revisão sistemática com meta-análise
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.18132Resumo
O objetivo foi realizar revisão sistemática sobre os efeitos de programas de exercício físico ao nível das autoperceções no domínio físico de jovens adolescentes e comparar a magnitude do efeito utilizando meta-análise. Foi realizada busca nas bases Pubmed e PsychInfo, considerando o período de janeiro de 2005 a maio de 2015, com os seguintes descritores em inglês: “exercise”, “adolescents”, “physical self perception”, “self concept”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos. Após a avaliação da qualidade metodológica dos estudos, somente 7 foram incluídos na meta-análise. As análises foram realizadas utilizando o software informático Comprehensive meta-analysis versão 2.2. A maioria dos estudos compreendeu programas multidisciplinares e variou quanto ao tipo de exercício. A prática de programas de intervenção com exercício físico teve um efeito positivo ao nível das autoperceções no domínio físico de jovens adolescentes, quando comparados aos sujeitos do grupo controlo (nenhum exercício), sendo a magnitude do efeito de Z=3.44 (p≤0.001). No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os efeitos isolados do exercício face ao modo como os adolescentes se veem a si mesmos no dominio físico, bem como o tipo de exercício físico que apresenta um maior potencial gerador desses efeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.