A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.18341Resumo
A aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores. O conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, existe em um destes fatores. Há diferentes formas de fornecer CR para otimizar a aprendizagem motora. Faixa de amplitude é uma dessas formas de fornecimento de CR. Sendo um fator que afeta a aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a especificidade da tarefa para investigação dessa temática. Assim o objetivo do estudo é analisar os efeitos da faixa de amplitude de CR na aprendizagem da preensão no dinamômetro manual. A amostra foi composta por 48 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 35 anos (M = 24, DP = 3,92) e inexperiente na tarefa. A aprendizagem do controle da força manual através do dinamômetro foi investigada em dois grupos: um grupo que era permitido uma faixa aceitável de erro (10%) e um grupo controle que não possuía faixa para erro (0%), ambos os grupos recebiam informação do pesquisador apenas se estivessem fora da faixa permitida pra erro. O desempenho foi inferido pela média e desvio padrão dos erros absoluto, constante e variável. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos e, considerando a média, os voluntários melhoraram em uma das medidas de precisão (erro absoluto) e na consistência (erro variável) durante a aquisição.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.