Cultura e imagem corporal
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.184Resumo
O presente artigo tem como objectivo tratar a relação existente entre cultura e imagem corporal. Pretendemos saber de que forma é que os factores socioculturais influenciam a maior ou menor satisfação com a imagem física. A ênfase é dada à cultura ocidental, cujos principais “representantes” são os Estados Unidos da América e a Europa, uma vez que, principalmente através dos media, os seus valores chegam a toda a parte do mundo, influenciando, mesmo, as demais culturas. Nesta perspectiva, ao longo do artigo, é retratada uma verdadeira “cultura do magro” que, atendendo às investigações até agora realizadas, apontam o sexo feminino como a principal “vítima”. Todavia, é cada vez mais evidente que a insatisfação corporal é uma realidade para ambos os sexos e um resultado directo do não enquadramento em padrões estético-culturais.Downloads
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.