Associação entre Qualidade De Vida, Sono, Fadiga E Parâmetros Antropométricos em Jovens Universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.18747

Resumo

O atual cenário epidemiológico de risco cardiovascular já é uma realidade entre adultos jovens e preocupa por implicar em diminuição da qualidade de vida das populações, além de custos elevados e crescen­tes para governo e sociedade. O estudo objetiva avaliar a associação entre fatores de risco cardiovascular, qualidade de vida, sonolência diurna, fadiga e indicadores antropométri­cos em uma amostra de universitários da cidade de Fortaleza/CE, Brasil. Decorre de um estudo descritivo transversal correlacional, a partir de levantamento epidemiológico em universitários, com dados primários e modelo de análise quantitativo. Os resultados apontam a influência deletéria da sonolência diurna e a fadiga na qualidade de vida. A capacidade funcional, componente do índice de qualidade de vida, e as limitações por aspectos emocionais, podem afetar a saúde e bem-estar geral. Além disso, a sonolência excessiva diurna apontou uma forte associação com quase todos os subitens da qualidade de vida. Constatou-se que, apesar de os voluntários não apresentarem uma má qualidade de vida, os níveis de fadiga e sonolência se mostraram relevantes no estudo. Compreende-se que há a necessidade de compreender e controlar essas variáveis a fim de promover uma melhora na saúde dos universitários e, consequentemente, apresentarem uma vida adulta mais saudável.

Biografias Autor

Rosane de Almeida Andrade, Marisete Guimaraes de Almeida Paulo Roberto Nunes de Andrade

Graduada em Educação física

pos graduada em Fisiolgia Humana

mestre em avaliação das atividades física

doutoranda em Ciencias do desporto

professora Universitaria

Bruna Araujo Rodrigues

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Lourenço Filho. Pesquisadora, tesoureira e secretaria executiva do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Ensino Médio - LEPEFEM, grupo de estudos com foco nos personagens atuantes em torno da Educação Física escolar no ensino médio na cidade de Fortaleza.

Thiago Medeiros da Costa Daniele

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (2010) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado (2012) doutorado (2017) e Pós-doutorado (2019) em Ciências Médicas pela UFC. Atualmente é professor auxiliar 3 da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e professor 3 do Centro Universitário FANORWyden. Tem experiência nas áreas de: Saúde Coletiva, Biologia do sono, Neurociência do Exercício, Ginásticas e Aptidão Física e Saúde. Atua como pesquisador vinculado ao Laboratório do sono e ritmos biológicos da UFC e a University of Gothenburg (GU)- Suécia. Professor responsável pelo grupo de estudo em Psicofisiologia do Exercício Físico da UNIFOR. Realiza estudos clínicas e epidemiológicos relacionados à doenças do sono e do ritmo, cognição, privação do sono, disfunções metabólicas, distúrbios da aprendizagem e exercícios físicos

Lucas Lima Vieira

Graduado no Curso de Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista PROVIC e FUNCAP no ano de 2011 no projeto entitulado "Parâmetros relacionados à prática física e sua relação com alterações nos índices de risco cardiovascular, qualidade de vida e aptidão física em portadores de doenças crônico-degenerativas em Fortaleza". Foi bolsista CNPq no ano de 2012 no Projeto entitulado "Neuroadaptação induzida pelo exercício físico aeróbico em camundongos diabéticos." Atualmente é Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa na área de Neurofarmacologia e Fisiologia do exercício em linhas de pesquisa relacionadas ao comportamento e a cognição.

Nelson Joaquim Fortuna de Sousa

É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 98 artigos em revistas especializadas e 46 trabalhos em ações de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Nas suas atividades profissionais interagiu com 154 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Publicado

2020-12-31

Edição

Secção

Artigos Originais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)