Alterações na capacidade funcional de idosos ativos e institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.19630Resumo
Trata-se de um estudo observacional e longitudinal, com o objetivo de observar mudanças na capacidade funcional de idosos praticantes de hidroginástica e em idosos institucionalizados. Dezoito idosos (média de 74,3 anos) foram divididos em dois grupos: hidroginástica (GH-n = 08) e institucionalizados (GI-n = 10). A capacidade funcional foi identificada através da bateria de testes proposta por Rikli e Jones (1999). Após sete meses de acompanhamento, todos os idosos apresentaram diminuição da força dos membros e mobilidade / agilidade. O GI apresentou redução de 56,20% na capacidade cardiorrespiratória e 135,43% em mobilidade / agilidade, enquanto o GH demonstrou redução de 450% na flexibilidade dos membros inferiores. Embora a capacidade funcional tenha diminuído em todos os idosos, os indivíduos institucionalizados apresentaram as maiores alterações após sete meses de seguimento.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.