Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância

Autores

  • Siomara Aparecida Silva LAMEES - Laborat´ório de Metodologia do Ensino dos Esportes, Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • César Milagres Silva LAMEES - Laborotário de Metodologia do Ensino dos Esportes, Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0002-6171-511X
  • Marcella Castro Campos Velten LAMEES - Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes, Instituto Federal do Espírito Santo – Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.20098

Resumo

Práticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes KTK, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (GC) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (GE). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, GE apresentou valores superiores aos de GC para uma tarefa apenas,  mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.

Biografias Autor

Siomara Aparecida Silva, LAMEES - Laborat´ório de Metodologia do Ensino dos Esportes, Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Professora adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na área da Educação Física, com ênfase em Metodologia da Iniciação Esportiva, principalmente nos seguintes temas: coordenação motora, crescimento e desenvolvimento motor, jogos esportivos coletivos, processo de ensino aprendizagem com crianças

César Milagres Silva, LAMEES - Laborotário de Metodologia do Ensino dos Esportes, Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto

Acadêmico de Educação Física, experiência na área de Educação Física, com ênfase em comportamento motor, qualidade de vida e motivação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, universitários, ensino dos esportes, exergames, conteúdo, basquetebol, futebol e futsal.

Marcella Castro Campos Velten, LAMEES - Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes, Instituto Federal do Espírito Santo – Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003 e 2004), pós graduação em Treinamento Desportivo pela Universidade do Grande Rio (2009), e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade de Bielefeld na Alemanha. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, educação física escolar, musculação, neurocognição e movimento. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal do Espírito Santo e pós doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia ocupacional da UFMG. 

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Publicado

2021-03-31

Edição

Secção

Artigos Originais