Mhealth, hábitos de atividade física e comportamento sedentário entre jovens universitários
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.20552Palavras-chave:
smartphones, exercício, saúdeResumo
A relação entre o uso tecnologias móveis e aplicativos de saúde e a mudança de comportamento de jovens carece de maiores investigações. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o uso de smartphones e aplicativos de saúde entre jovens universitários e comparar seus níveis de atividade física e comportamento sedentário. Foram avaliados 591 jovens universitários, com idade de 21± 4 anos, que responderam a dois questionários, sendo o primeiro sobre hábitos de utilização de smartphones e aplicativos de saúde e o segundo, o Questionário Internacional de Atividade Física. Os resultados demonstraram que 88,7% dos jovens possuíam smartphones e que 30,2% haviam utilizado aplicativos de saúde, sendo os de exercício físico e controle alimentar os mais prevalentes (73,8%). Apenas 22,4% realizavam menos de 150 minutos de atividades físicas semanais. Por outro lado, dispendiam 8,2± 3,4 horas por dia sentados. Usuários de smartphones e de aplicativos de controle alimentar demonstram-se mais ativos. O tempo diário sentado não apresentou diferenças significativas entre usuários e não usuários. Nossos resultados apontam para o potencial de penetração de smartphones e uso de aplicativos de exercícios físico e controle alimentar e que atenção especial deve ser dada no uso de tais tecnologias ao combate do comportamento sedentário entre jovens universitários.
Palavras-chave: smartphones, exercício, saúde
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.