Ansiedade no basquetebol universitário feminino
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.21074Resumo
A ansiedade pode influenciar significativamente o rendimento do atleta no jogo. O objetivo do trabalho foi analisar a ansiedade traço e estado referentes às situações competitivas e correlacionar com as variáveis de ansiedade e autoconfiança. Trinta e uma estudantes-atletas universitárias (21,61; DP= 2,72 anos) da modalidade de basquetebol responderam os questionários de caracterização da amostra, SCAT e CSAI-2 em 3 momentos de coleta (basal; pré-jogo e; pós-jogo). Os resultados: a) não mostraram diferenças estatisticamente significativas nos três momentos analisados na ansiedade traço, com correlações estatisticamente significativas com ansiedade cognitiva e autoconfiança (r= 0,389 e -0,414, respectivamente); b) na ansiedade estado somática, houve diferença estatisticamente significativa entre os níveis basais, pré-jogo e pós-jogo, com correlações estatisticamente significativas com ansiedade cognitiva (r= 0,313) e autoconfiança (r= -0,511); c) na ansiedade estado cognitiva, houve diferença estatisticamente significativa entre os níveis basais, pré-jogo e pós-jogo, com correlações estatisticamente significativas com autoconfiança (r= 0,289). Esta pesquisa, que avaliou a ansiedade em situações competitivas, possibilita identificar suas variações ao longo do tempo para fornecer dados importantes para a comissão técnica, melhorando assim as estratégias de intervenção no desempenho de atletas do esporte universitário.
Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Ansiedade traço, Ansiedade estado, Basquete universitário feminino, Estudante-atleta.
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