Existem diferenças de comportamento de bullying em jovens atletas nas modalidades coletivas, combate e individuais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.21129

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e comparar a prevalência de comportamentos de bullying e a perspetiva das vítimas, observadores e agressores em modalidades coletivas, individuais e de combate. 664 atletas de ambos os sexos (13-18 anos) de desporto escolar e federado de várias modalidades (coletivas n = 451, individuais n = 173, combate n = 40), aplicou-se o questionário de Prevenção da Violência no Desporto. A prevalência de bullying (vítimas, agressores e observadores) foi de 26,7% nos desportos coletivos; 19,1% nos individuais e 23,1% nos de combate. Através do teste do qui-quadrado, verificou-se que não houve diferenças significativas entre as diferentes modalidades na prevalência de comportamentos de bullying e na perspetiva das vítimas, observadores e agressores. Verificou-se uma maior percentagem nas vítimas (7,7%) e observadores (17,4%) relativamente à modalidade de combate, e nos agressores (3,3%) nas modalidades coletivas. Não há agressores nas modalidades de combate. Existe a necessidade de realizar mais estudos, de forma a aprofundar o conhecimento do problema e planear estratégias para prevenir este tipo de comportamento.

Palavras-chave: bullying, modalidades individuais, coletivas, combate, jovens

Biografias Autor

Antonino Manuel Almeida Pereira , Instituto Politécnico de Viseu

Título académico de agregação em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Doutorado em Ciências do Desporto - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade do Porto. Mestre em Formação de Jovens Atletas - Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa Licenciada em Educação Física (1989) - Instituto Superior de Educação Física - Universidade Técnica de Lisboa.

Miguel Venda da Graça Nery, Universidade Europeia

Miguel Nery é psicólogo clínico, psicoterapeuta, investigador e professor de psicologia. As suas áreas de interesse são o desenvolvimento humano, psicopatologia, psicoterapia, avaliação psicológica, bullying, jogo, motricidade infantil e desporto. Doutorado em Motricidade Humana, na área científica de Psicologia e Comportamento Motor, é autor de Bullying in Youth Sports Training: New perspectives and practical strategies (com Carlos Neto, António Rosado e Peter K. Smith. Routledge, 2020). Tem vindo a desempenhar funções de Gestor de Projecto, nas áreas da prevenção e intervenção face à violência e discriminação no desporto. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e da American Psychology Association. Desenvolve a sua atividade clínica em consultório privado. É Coordenador da Investigação da Faculdade de Ciências da Saúde e Desporto da Universidade Europeia, e docente nas Licenciaturas em Psicologia e Ciências do Desporto e Actividade Física.

Eduarda Maria Rocha Teles de Castro Coelho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Eduarda Maria Coelho é mestre e doutora em Ciências do desporto e professora assistente do Departamento de Ciências do desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( UTAD ) - Portugal. É Vice-Diretora de Graduação em Ciências do desporto e Membro do Centro de Pesquisa em Ciências do Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD-FCT). Sua área de pesquisa concentra-se em Psicologia do Desporto e do Exercício. Ela é treinadora de um atleta paraolímpico e membro da Assembléia Plenária do Comitê Paraolímpico Português.

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Publicado

2021-03-31

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Artigos Originais

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