Habilidades motoras fundamentais autônomas no ambiente escolar: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.24245Palavras-chave:
Habilidades motoras fundamentais autônomas, Desenvolvimento motor, Escola, Educação físicaResumo
As habilidades motoras fundamentais autônomas (HMFA) são entendidas como movimentos praticados de forma espontânea, voluntária, sem nenhuma instrução ou comando. O objetivo do estudo foi comparar a frequência de ocorrência e a qualidade do desempenho da HMFA em crianças durante o recreio e as aulas de Educação Física (EF). Alunos do ensino fundamental (n = 148) de uma escola particular foram observados durante o recreio e as aulas de EF e tiveram seus HMFA classificados por estágios (inicial; fundamental-emergente; proficiente). Todos os HMFA foram identificados nas aulas de recreio e EF, exceto salto. A maioria das habilidades foi classificada no estágio emergente elementar e foram ligeiramente mais frequentes durante as aulas de EF, tanto nas categorias locomotora (27% vs 23%) e manipulativa (31% vs 13%). A frequência de ocorrência de HMFA foi baixa e a classificação apresentou má qualidade em todos os momentos observados. O recreio foi estatisticamente (p < 0.05) menos favorável para o desenvolvimento motor em 60% dos HMFA. A baixa frequência de HMFA, especialmente durante o recreio, e a má classificação do repertório motor sugerem a necessidade de medidas para reverter o déficit motor no ambiente escolar. São necessárias estratégias para promover a HMFA no contexto escolar para que sejam mais diversificadas e desafiadoras.
Palavras-chave: Habilidades motoras fundamentais autônomas, Desenvolvimento motor, Escola, Educação física.
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