Função muscular em indivíduos com doença arterial obstrutiva periférica: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.244Resumo
O objetivo do presente estudo foi sintetizar as evidências sobre a força e resistência muscular de indivíduos com doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Foi realizada revisão sistemática de artigos originais nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, até 2009. A maioria dos estudos que comparou a força muscular da perna ou quadril/coxa de indivíduos com DAOP com a de indivíduos controle reportou menor força nos indivíduos com DAOP. A maioria dos estudos que comparou a força muscular de perna entre os dois membros de indivíduos com DAOP unilateral (membro afetado versus membro não afetado pela doença) reportou menor força da perna no membro afetado. Os resultados dos estudos que compararam a resistência muscular de indivíduos com DAOP com indivíduos controle reportaram menor resistência muscular nos indivíduos com DAOP. Além disso, os estudos que compararam a resistência muscular entre os membros de indivíduos com DAOP unilateral reportaram menor resistência muscular no membro afetado pela doença. A síntese das evidências indica que indivíduos com DAOP apresentam menores níveis de força e resistência musculares em comparação aos indivíduos controle. Além disso, em indivíduos com DAOP unilateral, os níveis de força e resistência musculares na perna do membro afetado pela doença foram reduzidos.Downloads
Edição
Secção
Artigos de Revisão
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.