A natação em contexto escolar melhora competências específicas e coordenação motora em crianças: comparação entre duas intervenções
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.24557Palavras-chave:
desenvolvimento motor, habilidades aquáticas, natação, criançaResumo
O objetivo foi verificar o efeito de dois programas de ensino de natação, implementados durante 12 semanas, na prontidão aquática e coordenação motora de crianças brasileiras em idade escolar. Trinta e uma crianças de 7 a 9 anos(média±DP: 8.00±0.86 anos) foram divididas aleatoriamente em dois grupos experimentais. Um grupo foi submetido a aulas de natação focadas no desenvolvimento de habilidades básicas (BS), e o outro no ensino das técnicas de nado (FS). A prontidão aquática e a coordenação motora foram avaliadas antes e após as intervenções. Após 12 semanas, a pontuação das habilidades específicas foi diferente entre os grupos (F=24.19, p<0.01, ηp2=0.46), variando de 34.35±9.22 para 50.18±8.49 (p<0.01, d=2.60) no HB e de 36.00±5.86 para 42.64±7.46 no HF (p<0.01, d=1.88). A ação dos membros inferiores com respiração em posição ventral e dorsal, a entrada com os pés e a imersão em águas profundas foram superiores após o treino em BS. A coordenação motora aumentou no BS (135.57±37.45 para 172.64±33.17, p<0.01, d=2.11) e no FS (130.18±37.71 para 162.71±40.40, p<0.01, d=1.41). Esses resultados mostraram que ambos programas melhoraram a prontidão aquática e a coordenação motora, sendo que a maior competência aquática foi adquirida com as aulas que abordaram principalmente as habilidades básicas.
Palavras-chave: desenvolvimento motor, habilidades aquáticas, natação, criança
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.