Percepção da competência motora nas crianças a partir de duas perspectivas diferentes: crianças e família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.25208

Palavras-chave:

auto-percepção., capacidades motoras fundamentais, pré­-escola, género, percepção dos pais

Resumo

A competência motora percebida (CMP) é fundamental na primeira infância devido à sua relação com o desenvolvimento da competência motora (CM). Os objectivos da presente investigação foram: analisar a CMP das crianças a partir da sua própria perspectiva e a dos seus pais, para testar as diferenças de género, e para avaliar a possível associação entre a CMP das crianças e a percepção dos seus pais. A amostra consistiu de 22 crianças de 6 anos (M = 5.27, DP = 0.45), e dos seus respectivos pais. Os resultados mostraram pontuações mais elevadas para as raparigas, excepto no controlo de objectos. Também obtiveram a pontuação mais alta em todas as dimensões em parte dos pais, com diferenças significativas na percepção dos pais sobre as capacidades motoras finas a seu favor. Não foram encontrados dados relevantes sobre a relação entre a CMP das crianças e os seus pais. Pode-se concluir que a percepção das raparigas é superior à dos rapazes, e que são percebidas como mais competentes. No entanto, a falta de correspondência entre as percepçãos das crianças e dos pais torna necessário ser cautelosos e considerar que os participantes podem não ser exactos nas suas avaliações, devido à sua idade.

Biografias Autor

Andrea Hernández-Martínez, University of Castilla-La Mancha

Ayudante Doctor, del Departamento de Educación Física, Artística y Música de la Facultad de Educación de Ciudad Real (Universidad de Castilla-La Mancha). 

Líneas de investigación: competencia motriz, educación infantil y primaria, imagen corporal, autoconcepto, aprendizaje-servicio.

Yolanda Sánchez-Matas, University of Castilla-La Mancha

Contratada predoctoral. Departamento de Educación Física, Artística y Música. Facultad de Educación de Ciudad Real. Univesidad de Castilla-La Mancha

Verónica Arréala Fernández

Graduate in Early Childhood Education (specialisation in Physical Education)

Downloads

Publicado

2022-09-30

Edição

Secção

Artigos Originais