Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na Qualidade de Vida de meninas pré-adolescentes: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Fernanda dos Santos Niaradi Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1318-7148
  • Maíra Fonseca dos Santos Lopes Niaradi Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil
  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.25309

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Terapia por Exercício, Prevenção Primária

Resumo

A prática de exercício físico é importante para a saúde de meninas pré-adolescentes. O objetivo do estudo foi investigar o efeito da Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na qualidade de vida de meninas pré-adolescentes matriculadas em escolas públicas do município de Campinas/SP. Realizou-se um ensaio clínico aleatorizado de abordagem quantitativa, com intervenção, comparando três métodos de práticas corporais Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na qualidade de vida de meninas pré-adolescentes. A amostra constituiu-se de 80 meninas divididas em: 26 Grupo Eutonia, 27 Grupo Ginástica Holística e 27 Grupo Pilates. Para avaliação da qualidade de vida foi aplicado o questionário Kidscreen-52 e os dados foram analisados estatisticamente, adotando-se nível de significância 5%. Os resultados do estudo mostraram que houve melhor percepção da qualidade de vida em todas as práticas corporais na dimensão atividade física e a Eutonia também proporcionou melhor percepção em relação à dimensão emocional, amigos e escola. Exercício físico ampliou a percepção da qualidade de vida das participantes.

Palavras-chave: Qualidade de Vida, Terapia por Exercício, Prevenção Primária.

Biografias Autor

Fernanda dos Santos Niaradi, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

Aluna de Doutoramento do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação

Maíra Fonseca dos Santos Lopes Niaradi, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

Aluna de Doutoramento do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação

Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação

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Publicado

2022-03-30

Edição

Secção

Artigos Originais