Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na Qualidade de Vida de meninas pré-adolescentes: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.25309Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Terapia por Exercício, Prevenção PrimáriaResumo
A prática de exercício físico é importante para a saúde de meninas pré-adolescentes. O objetivo do estudo foi investigar o efeito da Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na qualidade de vida de meninas pré-adolescentes matriculadas em escolas públicas do município de Campinas/SP. Realizou-se um ensaio clínico aleatorizado de abordagem quantitativa, com intervenção, comparando três métodos de práticas corporais Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na qualidade de vida de meninas pré-adolescentes. A amostra constituiu-se de 80 meninas divididas em: 26 Grupo Eutonia, 27 Grupo Ginástica Holística e 27 Grupo Pilates. Para avaliação da qualidade de vida foi aplicado o questionário Kidscreen-52 e os dados foram analisados estatisticamente, adotando-se nível de significância 5%. Os resultados do estudo mostraram que houve melhor percepção da qualidade de vida em todas as práticas corporais na dimensão atividade física e a Eutonia também proporcionou melhor percepção em relação à dimensão emocional, amigos e escola. Exercício físico ampliou a percepção da qualidade de vida das participantes.
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Terapia por Exercício, Prevenção Primária.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.