O doping esportivo na mídia: uma revisão sistemática da literatura sobre dopagem no contexto das teorias de agendamento e enquadramento
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.25422Palavras-chave:
doping, teorias da comunicação de massa, jornalismo esportivoResumo
Notícias e reportagens sobre casos de doping esportivo são frequentes no discurso midiático de vários países, e se tornam mais proeminentes nos anos em que os Jogos Olímpicos ou outros megaeventos esportivos acontecem. Este artigo realiza um estudo sobre como as publicações acadêmicas enfocam a temática da dopagem e a cobertura da mídia, que por sua vez exerce influência na opinião pública. Uma revisão sistemática foi realizada em artigos publicados entre 2000 e 2021 com o foco em identificar de que forma as notícias sobre doping foram enquadradas ou usadas para definir agendas na cobertura da mídia. O resultado da revisão sistemática da literatura aponta para 1.152 trabalhos encontrados, dos quais foram estratificados 27 artigos envolvendo dopagem e as teorias elencadas, sendo estes 10 eliminados por repetição. Identificou-se que as publicações sobre esta temática se intensificaram após 2010 com a predominância em pesquisas qualitativas, que envolvem a mídia americana, além do conteúdo explorado ser dominante em formatos de jornais impressos. Identificou-se uma dependência de pesquisas sobre a mídia americana, que afeta uma potencial imparcialidade, uma vez que determinada notícia é analisada através do ponto de vista de apenas um país. Recomenda-se a produção de futuros estudos envolvendo outros meios de comunicação, tendo em vista a pluralidade de canais disponíveis, bem como uma oportunidade de comparar o conteúdo selecionado e publicado sobre dopagem em outros países.
Palavras-chaves: doping, teorias da comunicação de massa, jornalismo esportivo
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