O que pensam os treinadores e assessores de comunicação sobre a importância dos media e o seu impacto no futebol profissional?
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.26039Palavras-chave:
Media, Futebol, Treinadores, Assessores de ComunicaçãoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos media no futebol profissional considerando a perceção dos treinadores e dos assessores de comunicação dos clubes. A amostra foi constituída por um grupo de cinco assessores de comunicação e sete treinadores de clubes portugueses de futebol de primeira e segunda Liga, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. As respostas obtidas foram analisadas, utilizando uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo.
Os resultados obtidos mostram que os media posicionam-se como um importante fator de influência no desempenho desportivo dos jogadores. Por efeito inequívoco dos media, alguns treinadores relatam um ambiente de tensão em torno dos seus jogadores, o que tem conduzido à aplicação de estratégias psicológicas e comunicacionais capazes de motivar os seus atletas rumo à obtenção de sucesso. Os entrevistados também apontam a importância de se manterem continuamente informados, o que resulta numa necessidade de um acompanhamento próximo e sistemático ao processo de comunicação. A realização de formação interna aos jogadores e treinadores de futebol profissional para obtenção de uma melhor eficácia da comunicação dos clubes foi uma solução apresentada por alguns dos entrevistados.
Constatamos, em suma, que os assessores de comunicação e os treinadores entrevistados consideram os media um fator impactante sobre o desempenho desportivo, com potencial de provocar tensão nas equipas, nomeadamente, estados de falta de confiança e coesão..
Palavras-Chave: Media; Futebol; Treinadores; Assessores de Comunicação
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.