Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Direta sobre a performance psicomotora de atletas: uma revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.26513Palavras-chave:
desempenho psicomotor, esportes, tDCS, neuromodulaçãoResumo
O desempenho psicomotor é uma função complexa gerada pela integração dos sistemas cerebrais e motores, medido pela precisão, latência e velocidade de movimentos. Nos esportes, é usual buscar formas de aperfeiçoar os movimentos Além disso, utilizar a Estimulação Transcraniana por Corrente Direta (tDCS, na sigla em inglês) como técnica de estimulação não invasiva pode gerar alterações nas habilidades esportivas psicomotoras. Realizamos uma revisão sistemática, incluindo estudos experimentais com grupos sham ou controle, em adultos que relatam efeitos do tDCS no desempenho psicomotor dos atletas. O Manual Cochrane de Revisões Sistemáticas e a declaração sobre revisões sistemáticas e meta-análise do PRISMA-P (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols) foram seguidos. As pesquisas ocorreram nas bases de dados PsycINFO, PubMed (central), Scopus, Web of Science, Embase, SPORTDiscus e Cochrane Library. Estudos empíricos publicados em inglês, espanhol e português a partir de 2009, cujos resultados primários apresentaram uma medida efetiva da estimulação transcraniana por corrente direta no desempenho psicomotor de atletas adultos foram incluídos. Os resultados listam 10 artigos, 6 deles inseridos na meta-análise. Os artigos apresentaram baixo risco de viés e baixo viés de publicação, mas grande dispersão de áreas de estimulação.
Número de registro prospero: PROSPERO RD42020210550
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.