Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares

Autores

  • Pablo Aires Araujo Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña - INEFC/Lleida
  • Maristela da Silva Souza Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • João Francisco Magno Ribas Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.2658

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor uma aproximação dentro do campo teórico-metodológico entre a abordagem crítico-superadora e os elementos conceituais da Praxiologia Motriz no sentido de apresentar as primeiras orientações para a prática pedagógica do professor de Educação Física. Acredita-se que através da apropriação dessas duas temáticas poder-se-á obter uma ferramenta a mais para o ensino dos Jogos e Desportos, mediante o processo metodológico da abordagem crítico-superadora. Desse modo, chega-se a um mais claro entendimento acerca do funcionamento dos jogos e desportos, já que a Praxeologia Motriz possibilita esse aprofundamento na compreensão da lógica interna dessas práticas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão da lógica dialética que sustenta os pressupostos da proposta crítico-superadora. Para ilustrar tais afirmações utilizou-se como exemplo o jogo de Voleibol. O exercício teórico desenvolvido neste estudo evidenciou que o conhecimento praxiológico poderá instrumentalizar professores e alunos possibilitando o entendimento das relações inerentes a cada modalidade desportiva no sentido de superar os modelos desportivizados.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Secção

Artigos Originais