Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar

Autores

  • Jorge Alexandre Pereira Soares Universidade da Madeira - Centro de Competência de Ciências Sociais Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
  • Ágata Cristina M. Aranha Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
  • Hélio Ricardo Lourenço Antunes Universidade da Madeira - Centro de Competência de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.27

Resumo

O propósito do estudo foi verificar se o setor desportivo escolar, federado ou ambos, e as modalidades desportivas, estão relacionados com as taxas de aproveitamento escolar dos jovens em idade escolar. O estudo envolveu uma amostra aleatória estratificada dos alunos pertencentes ao 3º ciclo e ensino secundário das escolas da ilha da Madeira, Portugal, num total de 2443 alunos (12.6%). Para a recolha de dados foi construído um questionário anónimo e individual de perguntas fechadas. Os resultados indicaram que não há diferenças entre os setores desportivos no que se refere às taxas de aproveitamento escolar. Já quanto às modalidades desportivas, verificou-se que a taxa de retenção difere significativamente entre o futebol/futsal e as restantes modalidades, sendo o futebol/futsal a contemplar as maiores taxas de reprovação, enquanto a ginástica e a natação estão mais associadas às de aprovação. É necessário desenvolver mais estudos para que se identifiquem as causas de insucesso escolar evidenciadas, particularmente no futebol/futsal.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Secção

Artigos Originais