Efeitos da remobilização por meio de exercício físico sobre a densidade óssea de ratos adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.2725Resumo
A presente pesquisa visou estudar os efeitos da remobilização por meio de exercício físico sobre o tecido ósseo de ratos adultos e idosos. Foram utilizados 80 ratos Wistar machos divididos em dois grupos, com idade de cinco meses para adultos e 15 meses para idosos; subdivididos em quatro subgrupos cada: grupo controle (G1 e G5), grupo imobilizado (G2 e G6), grupo remobilizado livre (G3 e G7), grupo remobilizado por meio de exercício físico (G4 e G8). Os grupos imobilizados foram eutanasiados logo após a retirada da imobilização gessada, que perdurou por 14 dias. Os grupos remobilizados livre permaneceram por sete dias em gaiolas coletivas após a retirada da imobilização, seguidos por eutanásia. Os grupos exercitados realizaram natação por 25 minutos/dia, durante sete dias, sendo posteriormente eutanasiados. Foi possível observar que os grupos remobilizados G3/G7 e G4/G8, tiveram um aumento da massa óssea em comparação ao G1/G5 e aos G2/G6. Com relação à análise mecânica, no grupo adulto houve significância estatística quando comparados a G2 e G3. A imobilização promoveu a redução da densidade mineral óssea e propriedades mecânicas, fato que ocorreu de forma inversa na remobilização.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.