Escala de Identidade Profissional de Professores de Educação Física: Procedimentos de construção e validação

Autores

  • José António Marques Moreira Departamento de Educação e Ensino à Distância, Universidade Aberta, Porto
  • António Gomes Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Joaquim Armando Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.2728

Resumo

O presente estudo descreve os procedimentos da construção de uma escala de identidade profissional de professores da área da educação física e as suas qualidades psicométricas. Depois de breves considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou-se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu-se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Depois de realizado um pré-teste, e, posteriormente, administrada a escala a uma amostra de 206 professores de educação física, concluiu-se que o instrumento possui qualidades psicométricas satisfatórias. A análise da consistência interna dos dois fatores identificados revelou que se trata de um instrumento fidedigno. Assim, uma vez que estes fatores se apresentam internamente consistentes e bem definidos pelos itens e logicamente, concluímos que a escala revela qualidades psicométricas que recomendam o seu uso como instrumento de investigação. Para além de bons indicadores de validade, as medidas aplicadas caraterizam-se por uma fidelidade boa ou adequada e estruturas fatoriais interpretáveis, sugerindo que avaliam, de forma consistente, as variáveis que pretendem medir, constituindo-se como um instrumento adequado para avaliar a identidade profissional dos professores de educação física.

 

Biografia Autor

Joaquim Armando Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

 

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Publicado

2014-09-01

Edição

Secção

Artigos Originais