Prática de caminhada, atividade física moderada e vigorosa e fatores associados em estudantes do primeiro ano de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.2731Resumo
As mudanças ocorridas com o início da vida universitária podem interferir na prática de atividades físicas de universitários. Como tal, o presente estudo pretendeu investigar a associação entre a prática de caminhada e atividades físicas moderadas e vigorosas com os fatores sociodemográficos e status do peso em estudantes ingressantes no primeiro semestre do primeiro ano de uma universidade pública da região de Florianópolis/SC. Participaram no estudo 198 universitários (86 homens e 112 mulheres). A prática de atividades físicas foi coletada por meio do Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ, versão curta. Os estudantes das ciências humanas e da educação reportaram praticar maior quantidade de atividade física moderada quando comparados aos estudantes das áreas da saúde e exatas (p< 0.05). Ademais, verificou-se que os alunos do sexo masculino, de nível económico alto, da área da saúde e aqueles que não trabalham apresentaram tempo mais elevado de prática de atividade física vigorosa (p< 0.05). Verificou-se, por meio da análise de regressão linear, uma associação entre o turno de estudo e a caminhada, e entre as variáveis sexo e área de conhecimento e a atividade física vigorosa. Conclui-se que a associação das variáveis com a prática de atividade física em estudantes universitários do primeiro ano varia conforme o tipo e a intensidade de atividade física.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Secção
Artigos Originais
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