Mudança da flexibilidade do ombro com o destreinamento: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.274Resumo
O objetivo deste estudo foi verificara influência e seis meses de destreinamento sobre a flexibilidade de ombro, após um treinamento especifico de flexibilidade através da técnica de facilitação neuropropriceptiva denominada 3S (Scientific Streching for Sport). Este estudo consiste em um estudo de caso de um participante idosa com idade de 62 anos Primeiramente, o sujeito realizou um treinamento de flexibilidade (3S) por um período de 2meses. Após o treinamento, permaneceu afastada do mesmo por um período de 6 meses. A flexibilidade foi medida por um goniômetro, em dois momentos, uma no início do destreinamento e outra ao final do período de seis meses de destreino. Todos os movimentos do ombro direito e esquerdo apresentaram diminuição do nível de flexibilidade, exceto os movimentos de extensão e rotação medial do ombro direito. Múltiplos mecanismos podem, possivelmente, explicar esta redução da flexibilidade com o destreinamento, a exemplo da diminuição da extensibilidade dos tecidos conjuntivos.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.