Análise do comportamento técnico da luta marajoara
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.27711Palavras-chave:
luta marajoara, esportes de combate, educação física, desempenhoResumo
A Luta Marajoara (LM) é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco investigada. Caracterizada como luta de agarre, a LM demanda peculiaridades ainda pouco conhecidas, como a relação entre a constituição física e uso de técnicas competitivas. O estudo tem como objetivo analisar o desempenho técnico-tático da LM em termos de técnicas utilizadas e configuração dos combates. Trata-se de um estudo transversal e observacional realizado a partir de uma amostra constituída por três atletas masculinos com idades entre 23 e 33 anos. Os atletas foram filmados em ambiente natural durante um combate simulado de LM na perspectiva de levantar alguns elementos técnicos da LM, tais como: atitudes defensivas, técnica de ataque, queda e luta de solo. Os resultados permitem as seguintes conclusões: Não existe um padrão técnico-tático em LM e sim uma combinação de elementos envolvendo, acervo técnico-tático, tempo de prática e indicadores antropométricos; Elementos temporais e funcionais são configurados a partir de seu local de prática; A cabeçada é a técnica mais frequente, sendo muito utilizada quando combinada com outras técnicas; O trabalho defensivo é muito similar entre os atletas, o mesmo não acontece em relação à luta de chão, onde se observou diferenças na configuração da luta. Espera-se que o estudo possa ser útil na proposição de programas de treinamento voltados ao desempenho técnico-tático da LM.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.