Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.27715Palavras-chave:
jiu-jitsu, dinâmicas, lúdico, militarResumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de Bardin, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
