Análise do tempo de reação a partir do desempenho motor de adolescentes praticantes do nado Crawl
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.2773Resumo
O Este estudo teve como objetivo avaliar o tempo de reação simples (TRS) e de escolha (TRE) e o desempenho no nado crawl em diferentes níveis de aprendizagem. Fizeram parte deste estudo 26 sujeitos com idade média de 12.15 anos divididos em dois grupos: iniciantes (G1) e avançados (G2). Avaliou-se o tempo de reação (TR) por meio de um software e o nado crawl com o Teste de Desempenho Motor do Nado Crawl. Os resultados demonstraram diferença no TRS com média de G1 = .341s e G2 = .271s (t = ˗ 3.670; p = .001; TE= 0.60) e no TRE com média de G1= .651s e G2= . 492s (t = ˗ 4.016; p = .001; TE= 0.63), indicando que no estágio avançado os aprendizes possuem melhores tempos de resposta. Uma correlação moderada encontrou-se entre G1 (iniciante) e TRE (avançado) (r = - 0.560; p = 0.046), e G2 (avançado) e TRS (avançado) (r = - 0.685; p = 0.010). Conclui-se que o TR é importante para o sucesso na performance do nado crawl uma vez que seu aprimoramento resulta em menores gastos de tempo em indivíduos em estágio avançado.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.