Os Desafios do Profissional de Educação Física para Trabalhar com a Pessoa Com Deficiência, durante a Pandemia Covid-19

Autores

  • Carlos Eduardo Lima Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0406-1882
  • Vanessa Aquino de Morais Serviço Social do Comércio - SESC, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6158-7808
  • Gabriella de Oliveira Lopes Universidade Estácio de Sá - UNESA, Rio de Janeiro, Brasil
  • Fábio Batista Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil
  • Paula Soares da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil
  • Divaldo Martins de Souza Universidade do Estado do Pará – UEPA, Belém, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.31485

Palavras-chave:

Educação Física, Pessoa com Deficiência, Covid-19, Inovação Tecnológica

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as barreiras encontradas pelos profissionais de educação física no atendimento a pessoas com deficiência em meio à pandemia do Covid-19. A pesquisa foi descritiva transversal e de natureza exploratória. O instrumento utilizado para a realização deste estudo apoiou-se em um questionário de criação própria dos pesquisadores, sendo validado por meio do método face validty que constitui de três profissionais doutores da área da Educação Física que formularam parecer sobre o questionário. Os critérios de inclusão foram ser profissional de Educação Física, atuante com pessoas com deficiência por meio da prática esportiva. Já para critério de exclusão foram profissionais não graduados em educação física e sem registro profissional. A amostra do presente estudo foi constituída por 64 profissionais de Educação Física que oferecem aulas para pessoas com deficiência em todo território Brasileiro. Apresentaram uma significativa prevalência para variação de modelo de aulas, dificuldades no emprego da execução das atividades e o desinteresse dos alunos em realizar os exercícios de forma virtual. Conclui-se que as barreiras encontradas pelos profissionais de educação física que atuam diretamente com Pessoas com Deficiência foram as adaptações curriculares, metodológicas, as fragilidades do uso da ferramenta tecnológica e os fatores de ensino aprendizagem.

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Publicado

2023-08-27

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