PERFIL DO ESTILO DE VIDA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE UMA COMUNIDADE ACADÊMICA DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31663Palavras-chave:
Estilo de vida, IMC, SaúdeResumo
O estilo de vida saudável está diretamente ligado às escolhas da pessoa quanto à realização de atividades físicas, à alimentação, ao controle de estresse, aos relacionamentos com outras pessoas e o ambiente, e ao comportamento preventivo em relação a hábitos que podem fazer mal à saúde, resultado das diversas atividades realizadas diariamente, é esse conjunto de fatores que determina o estilo de vida de uma pessoa. Realizada a partir de recursos midiáticos, a pesquisa teve por objetivo avaliar o Perfil do Estilo de Vida de estudantes e servidores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), buscando relacionar o perfil de estilo de vida com o índice de massa corporal e, de acordo com os resultados poder indicar elementos que possam contribuir para o estabelecimento de políticas de práticas saudáveis no ambiente universitário. Pesquisa transversal e quantitativa com coleta de dados realizada no ano de 2018. A amostra foi composta por 976 mulheres e 521 homens, totalizando 1.497 pessoas de 21 a 74 anos de idade (31.812 8.955), sendo 1.356 acadêmicos, 68 docentes e 73 técnicos. O estilo de vida foi avaliado por meio do questionário intitulado Perfil de Estilo de Vida, que inclui aspectos da alimentação, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do estresse. O IMC foi determinado dividindo-se o peso pelo quadrado da estatura. Para determinar quais variáveis estavam associadas, realizou-se a correlação de Pearson entre idade, IMC, alimentação, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do estresse. Os resultados foram classificados em: negligível (0,00 a 0,30), baixa (0,30 a 0,50), moderada (0,50 a 0,70), alta (0,70 a 0,90) e muito alta (0,90 a 1,00). Os resultados indicaram correlação moderada somente nas variáveis Comportamento Preventivo e Relacionamentos, não tendo sido observada nenhuma correlação alta ou muito alta. A análise do perfil do estilo de vida indicou a presença do sedentarismo em mais de 50% da amostra, que precisava também melhorar os hábitos alimentares, a respeito do IMC mais de 43% apresentaram sobrepeso ou obesidade. Conclui-se que o perfil de estilo de vida tem correlação negligível ou baixa com IMC e a idade. Há a necessidade de medidas institucionais, no âmbito da Universidade, para a promoção de estilo de vida mais ativo fisicamente, com hábitos alimentares mais saudáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.