O processamento visuomotor de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e a relação com a funcionalidade em atividades de vida diária

Autores

  • Jéssica de Jesus Dutra Lopes Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0002-7239-5115
  • Tailine Lisboa
  • Elaine Carmelita Piucco
  • Anilsa Suraia Pedro Gaspar Francisco
  • Érico Pereira Gomes Felden https://orcid.org/0000-0002-6924-122X
  • Thais Silva Beltrame

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.33495

Palavras-chave:

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Atividades de Vida Diária, Processamento Visuomotor, Funcionalidade

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre o processamento Visuomotor e a funcionalidade em Atividades de Vida Diária (AVDs) de crianças com Transtorno do Desenvolimento da Coordenação (TDC). A amostra foi composta por 52 crianças, 35 crianças com TDC (X=7,11 anos) e 17 sem TDC (X=7,11 anos). A identificação do TDC ocorreu pela utilizado o Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e o Developmental Coordination Disorder Questionnaire – Brasil (DCDQ BR). Para avaliação da funcionalidade em AVDs foi utilizado o Developmental Coordination Disorder Daily - Questionnaire (DCDDaily-Q) e o  Trial Making Test (TMT-L) para a avaliação do processamento visuomotor. Não houve diferenças significativas no processamento visuomotor, entre o grupo com e sem TDC. Ao realizar a análise considerando o score dos instrumentos foi possível identificar que crianças que tiveram um pior processamento visuomotor, apresentaram uma menor pontuação no DCDQ (r= ¬− 0.253; p= 0.010), e no domínio Equilíbrio  do MABC-2 (r= ¬− 0.336; p= 0.015), e uma maior pontuação nos domínios “escola” na subescala aquisição (r= 0.210; p= 0.048)  e domínio “Lazer” na subescala participação (r= − 0.278; p= 0.046) do DCDDaily-Q. Crianças com um pior desempenho no processamento visuomotor, parecem ter uma chance maior de apresentar indicativo para o TDC, pior equilíbrio, uma diminuição da participação nas atividades de lazer e um atraso na aquisição de tarefas escolares, esse dados permitem proporcionar avaliações e diagnósticos mais precisos a fim de orientar as intervenções no âmbito escolar quanto no de saúde.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Secção

Artigos Originais