O processamento visuomotor de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e a relação com a funcionalidade em atividades de vida diária
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.33495Palavras-chave:
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Atividades de Vida Diária, Processamento Visuomotor, FuncionalidadeResumo
O objetivo do estudo foi analisar a relação entre o processamento Visuomotor e a funcionalidade em Atividades de Vida Diária (AVDs) de crianças com Transtorno do Desenvolimento da Coordenação (TDC). A amostra foi composta por 52 crianças, 35 crianças com TDC (X=7,11 anos) e 17 sem TDC (X=7,11 anos). A identificação do TDC ocorreu pela utilizado o Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e o Developmental Coordination Disorder Questionnaire – Brasil (DCDQ BR). Para avaliação da funcionalidade em AVDs foi utilizado o Developmental Coordination Disorder Daily - Questionnaire (DCDDaily-Q) e o Trial Making Test (TMT-L) para a avaliação do processamento visuomotor. Não houve diferenças significativas no processamento visuomotor, entre o grupo com e sem TDC. Ao realizar a análise considerando o score dos instrumentos foi possível identificar que crianças que tiveram um pior processamento visuomotor, apresentaram uma menor pontuação no DCDQ (r= ¬− 0.253; p= 0.010), e no domínio Equilíbrio do MABC-2 (r= ¬− 0.336; p= 0.015), e uma maior pontuação nos domínios “escola” na subescala aquisição (r= 0.210; p= 0.048) e domínio “Lazer” na subescala participação (r= − 0.278; p= 0.046) do DCDDaily-Q. Crianças com um pior desempenho no processamento visuomotor, parecem ter uma chance maior de apresentar indicativo para o TDC, pior equilíbrio, uma diminuição da participação nas atividades de lazer e um atraso na aquisição de tarefas escolares, esse dados permitem proporcionar avaliações e diagnósticos mais precisos a fim de orientar as intervenções no âmbito escolar quanto no de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
