Impacto da espiritualidade, da inteligência emocional e da autoeficácia sobre a perceção da capacidade de prestação de cuidados no final da vida
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.33874Palavras-chave:
Espiritualidade, Inteligência emocional, Auto eficácia, Cuidados Paliativos, Fim de vidaResumo
Os cuidados paliativos (CP) são uma área diferenciada do cuidar em saúde, centrada na promoção do conforto, na prevenção e no alívio do sofrimento. Os cuidados em fim de vida (CFV) estão integrados neste ramo da medicina e terão num futuro próximo uma grande relevância, fruto do aumento da expectativa de vida e de doenças crónicas altamente incapacitantes. Torna-se imperativo que os profissionais de saúde tenham capacidade e preparação para assegurarem estes cuidados. O objetivo deste trabalho é propor um modelo que relacione a espiritualidade, a inteligência emocional, o conhecimento em CP, autoeficácia e capacidade para prestar CFV por médicos e enfermeiros. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário. As relações entre estas variáveis latentes foram avaliadas utilizando modelos de equações estruturais. Os resultados indicam que a autoeficácia, a espiritualidade e o conhecimento influenciam positivamente a capacidade de prestação de CFV. A inteligência emocional e a espiritualidade afetam de forma direta e positiva a autoeficácia. A inteligência emocional tem um efeito indireto, mediado pela autoeficácia sobre a capacidade de prestação de CFV.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.