Comunidades Compassivas – uma resposta aos desafios em Cuidados Paliativos
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.33970Palavras-chave:
cuidados paliativos, comunidades compassivas, compaixão, empoderamento comunitárioResumo
As comunidades compassivas são uma estratégia cada vez mais visível na capacitação e na rede de suporte de cuidados paliativos. Em Portugal, desde 2019, desenvolvem a sua missão num apoio que vai além do tratamento de sintomas para incluir o bem-estar psicológico, espiritual e social, através dos valores fundamentais da compaixão, no apoio a pessoas com doença crónica e em fim de vida. O objetivo foi compreender como as comunidades compassivas de cuidados paliativos desenvolvem a sua ação e que projetos têm surgido no nosso país. O estudo permitiu realizar entrevistas semiestruturadas às responsáveis das comunidades compassivas pioneiras e procedeu-se à análise de conteúdo às mesmas. Verificou-se que as principais atividades passam pela sensibilização e formação, encontros de partilha e ações de colaboração, sendo uma resposta a muitos desafios sentidos na capacitação da sociedade. Registou-se a necessidade de criar programas psico-socio-educativos de capacitação, de criar redes colaborativas de cuidado, de capacitar mobilizadores comunitários e de registar o impacto dos projetos nas comunidades. O estudo concluí que urge sensibilizar para o cuidado assente na compaixão, enfatizando o fortalecimento social, a relação de ajuda e a capacidade de os cidadãos participarem ativamente no desenvolvimento dos cuidados paliativos nas suas comunidades.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.