A Intervenção do Assistente Social nos Cuidados Paliativos
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.33991Palavras-chave:
Cuidados Paliativos, Serviço Social, Equipa Multidisciplinar, Doente, FamíliaResumo
Os cuidados paliativos envolvem não só cuidados especializados que permitem controlar sintomas físicos, mas também acompanhamento psicológico, espiritual e social. Neste estudo os cuidados paliativos foram analisados na perspetiva dos assistentes sociais, em ordem a compreender a sua intervenção neste contexto, com os doentes e suas famílias. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, com recurso a nove entrevistas semiestruturadas a assistentes sociais a exercerem a atividade profissional em cuidados paliativos. Da análise destas entrevistas resulta o reconhecimento da dimensão funcional e da apreciação ética dos assistentes sociais. Inserido na equipa multidisciplinar, o assistente social avalia o processo de adaptação à doença e as preocupações sociofamiliares, promove o bem-estar social do doente e da família, agregando a rede comunitária com vista à superação das necessidades para continuidade e estabilidade dos cuidados. Os princípios de intervenção deste profissional em cuidados paliativos correspondem ao respeito pela dignidade do doente e da sua família, o que implica o cumprimento do princípio da confidencialidade bem como o estabelecimento de uma relação empática reforçada pela comunicação, priorizando a dimensão humanista.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.