O treinamento intervalado de alta intensidade com o peso corporal aumenta a força e a capacidade funcional em pessoas idosas

Autores

  • Gabriela Vitória Gonçalves Evangelista
  • Fabiana Scartoni Universidade Católica de Petrópolis https://orcid.org/0000-0002-0466-8193
  • Felício Savioli Neto Instituto Dante Pazzanese, São paulo, Brazil
  • Lara Cristina Brandão Consolo Zucareli University of São Paulo, São Paulo, Brazil
  • André José Aguilar University of São Paulo, São Paulo, Brazil
  • Alexandre Machado Translational Physiology Laboratory. Department of Physical Education and Aging Sciences, São Judas Tadeu University, São Paulo, SP, Brazil.
  • Danilo S. Bocalini Universidade Federal do Espirito Santo, Vitoria, Brazil
  • Francisco Luciano Pontes Júnior University of São Paulo, São Paulo, Brazil https://orcid.org/0000-0002-8358-0260

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.35011

Palavras-chave:

peso corporal, treinamento intervalado, aptidão funcional, idosos, envelhecimento

Resumo

Este estudo pretendeu analisar o efeito do HIIT com peso corporal nos parâmetros de força e capacidade funcional em idosos. Sessenta idosos sedentários foram randomizados em grupo controle (n=30) e grupo treinamento (n=30), e realizaram o programa de treinamento intervalado com peso corporal. O treinamento consistiu em 3 sessões semanais de 30 minutos de duração, realizadas em dias alternados, compostas por aquecimento, parte central e esfriamento. A parte principal do treinamento teve duração de 20 minutos, totalizando 20 ciclos de trabalho. Cada ciclo de trabalho compreendeu 30 segundos de estimulação e 30 segundos de recuperação passiva. Para verificar as variáveis funcionais dos idosos foram utilizados o teste de sentar e levantar de 5 vezes(5TSTS), o teste de caminhada de 10m, o Timed Up and Go (TUG) e o teste de 1RM para determinar a força muscular máxima. Os resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) para o TUG (p=0,0001), teste 5TSTS (p=0,009) e repetição máxima para flexão de cotovelo 1RMEF (p=0,05) para o grupo Treinamento. O treinamento intervalado de alta intensidade com peso corporal melhora a funcionalidade principalmente dos membros inferiores, impactando no desempenho das atividades instrumentais da vida diária e no desempenho da marcha, gerando autonomia e independência de movimentos.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Secção

Artigos Originais