O treinamento intervalado de alta intensidade com o peso corporal aumenta a força e a capacidade funcional em pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.35011Palavras-chave:
peso corporal, treinamento intervalado, aptidão funcional, idosos, envelhecimentoResumo
Este estudo pretendeu analisar o efeito do HIIT com peso corporal nos parâmetros de força e capacidade funcional em idosos. Sessenta idosos sedentários foram randomizados em grupo controle (n=30) e grupo treinamento (n=30), e realizaram o programa de treinamento intervalado com peso corporal. O treinamento consistiu em 3 sessões semanais de 30 minutos de duração, realizadas em dias alternados, compostas por aquecimento, parte central e esfriamento. A parte principal do treinamento teve duração de 20 minutos, totalizando 20 ciclos de trabalho. Cada ciclo de trabalho compreendeu 30 segundos de estimulação e 30 segundos de recuperação passiva. Para verificar as variáveis funcionais dos idosos foram utilizados o teste de sentar e levantar de 5 vezes(5TSTS), o teste de caminhada de 10m, o Timed Up and Go (TUG) e o teste de 1RM para determinar a força muscular máxima. Os resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) para o TUG (p=0,0001), teste 5TSTS (p=0,009) e repetição máxima para flexão de cotovelo 1RMEF (p=0,05) para o grupo Treinamento. O treinamento intervalado de alta intensidade com peso corporal melhora a funcionalidade principalmente dos membros inferiores, impactando no desempenho das atividades instrumentais da vida diária e no desempenho da marcha, gerando autonomia e independência de movimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.