92 / 5 000 Impacto psicológico da pandemia de Sars-Cov-2 em estudantes universitários: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.35277Palavras-chave:
COVID-19, Contingency measures, Psychological Impacts, University studentResumo
O objetivo desta investigação é sugerir estudos que descrevam variações que estavam relacionadas ao impacto das medidas de contingência decorrentes da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários. Foi realizada uma revisão sistemática, seguindo as diretrizes PRISMA-P e abordagem PECO, o protocolo de revisão foi registrado no INPLASTY. A busca foi realizada em cinco bases de dados, no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2022. Foi realizado um processo de seleção por título, resumo e texto completo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Inicialmente, foram identificados 27.458 artigos, e após a eliminação de duplicatas, aplicação dos critérios de inclusão e análise crítica, foram selecionados 11 artigos originais para análise qualitativa. O tamanho da amostra foi de 47.552 participantes, sendo a maioria do sexo feminino (68,07%) com idade média de 21,07 anos. Conclui-se que as medidas de contingência (isolamento social, quarentena, distanciamento) como medida de prevenção da propagação da pandemia tiveram um impacto negativo no bem-estar psicológico dos estudantes universitários. É essencial um apoio adequado à investigação sobre as disciplinas que podem atenuar estes riscos. Sugerimos a implementação de práticas psicológicas, que devem ser promovidas de forma proativa, para minimizar os impactos negativos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.