92 / 5 000 Impacto psicológico da pandemia de Sars-Cov-2 em estudantes universitários: Uma revisão sistemática

Autores

  • Sílvia Maria Fernandes Ala Instituto Politécnico de Bragança https://orcid.org/0000-0001-5340-3864
  • Francisco Ramos Campos Department of Personality, Psychological Assessment and Treatment, University of Salamanca, Salamanca, Spain https://orcid.org/0000-0003-3339-1303
  • Inês Carvalho Relva Department of Education and Psychology, University of Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real, Portugal; Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD) Vila Real; Researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) and Researcher at Centre of Psychology (CPUP), from University of Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3718-8142

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.35277

Palavras-chave:

COVID-19, Contingency measures, Psychological Impacts, University student

Resumo

O objetivo desta investigação é sugerir estudos que descrevam variações que estavam relacionadas ao impacto das medidas de contingência decorrentes da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários. Foi realizada uma revisão sistemática, seguindo as diretrizes PRISMA-P e abordagem PECO, o protocolo de revisão foi registrado no INPLASTY. A busca foi realizada em cinco bases de dados, no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2022. Foi realizado um processo de seleção por título, resumo e texto completo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Inicialmente, foram identificados 27.458 artigos, e após a eliminação de duplicatas, aplicação dos critérios de inclusão e análise crítica, foram selecionados 11 artigos originais para análise qualitativa. O tamanho da amostra foi de 47.552 participantes, sendo a maioria do sexo feminino (68,07%) com idade média de 21,07 anos. Conclui-se que as medidas de contingência (isolamento social, quarentena, distanciamento) como medida de prevenção da propagação da pandemia tiveram um impacto negativo no bem-estar psicológico dos estudantes universitários. É essencial um apoio adequado à investigação sobre as disciplinas que podem atenuar estes riscos. Sugerimos a implementação de práticas psicológicas, que devem ser promovidas de forma proativa, para minimizar os impactos negativos.

Biografias Autor

Sílvia Maria Fernandes Ala, Instituto Politécnico de Bragança

1 Department of Social Sciences, Life and Public Health Polytechnic Institute of Bragança, School of
Health, Bragança, Portugal
2 Department of Personality, Psychological Assessment and Treatment, University of Salamanca,
Salamanca, Spain
3 Instituto de Investigación Sanitaria Galicia Sur - Research Group on Neuroscience and Psychiatric
Illnesses, Vigo, Spain.

Francisco Ramos Campos, Department of Personality, Psychological Assessment and Treatment, University of Salamanca, Salamanca, Spain

Inês Carvalho Relva, Department of Education and Psychology, University of Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real, Portugal; Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD) Vila Real; Researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) and Researcher at Centre of Psychology (CPUP), from University of Porto, Porto, Portugal

Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Secção

Artigos de Revisão