Desenvolvimento Positivo, Responsabilidade Pessoal e Social e Desporto… que relação? – “Um Estudo realizado numa Escola portuguesa de intervenção prioritária”
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.35600Palavras-chave:
Desenvolvimento Positivo, Jovens, Portugal, Prática desportiva, Responsabilidade Pessoal e SocialResumo
Este estudo teve como objetivo analisar eventuais relações existentes entre a prática desportiva de estudantes portugueses de uma escola considerada Território Educativo de Intervenção Prioritária e os seus níveis de desenvolvimento positivo de jovens e de responsabilidade pessoal e social. Participaram neste estudo 430 alunos, de ambos os sexos (45,6% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos (M = 13,94 e DP = 2,61). Para avaliar o desenvolvimento positivo foi utilizado o questionário Positive Youth Development, versão portuguesa reduzida PYDp/red e para avaliar a responsabilidade pessoal e social foi utilizado o Questionário de Responsabilidade Pessoal e Social. Os resultados mostraram que, de uma forma geral, apenas 24,2% dos jovens praticavam desporto com mais regularidade e que, relativamente ao desenvolvimento positivo de jovens, os indivíduos do sexo feminino apresentavam níveis médios mais elevados na dimensão de Cuidado/atenção. Já no que concerne à dimensão Caráter, verificou-se que os jovens dos escalões mais velhos pareciam apresentar um maior respeito pelas regras, enquanto os do escalão mais novo apresentavam níveis médios mais elevados de Conexão. Constatou-se ainda que a perceção da responsabilidade social era mais elevada do que a da responsabilidade pessoal. Finalmente, foi evidente a existência de uma tendência no sentido de que, quanto mais anos de prática desportiva e frequência semanal, mais elevados eram os valores de desenvolvimento positivo de jovens e de responsabilidade pessoal e social.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.