um Desenvolvimento Positivo, Responsabilidade Pessoal e Social e Desporto… que relação? – “Um Estudo realizado numa Escola portuguesa de intervenção prioritária”
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.35600Palavras-chave:
Desenvolvimento Positivo, Jovens, Portugal, Prática desportiva, Responsabilidade Pessoal e SocialResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a prática desportiva, dentro e fora da escola e os níveis de Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) e de Responsabilidade Pessoal e Social (RPS), de estudantes do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, por forma a realizar uma radiografia à população estudantil, no que concerne às suas atitudes e valores apreendidos através da prática desportiva. Participaram neste estudo 439 alunos de ambos os sexos, entre os 10 e os 20 anos, de uma escola de território educativo de intervenção prioritária (TEIP) do Porto (Portugal). O desenho do estudo foi transversal. Os resultados mostram que apenas 24,2% praticavam desporto com maior regularidade (entre 5 a 7 vezes por semana) e 22,8% praticavam 3 a 4 vezes, o sexo feminino praticava menos vezes por semana, entre 1 a 2 vezes (45,6%), enquanto o os indivíduos do sexo masculino praticava mais vezes (3 a 4 e 5 a 7 vezes por semana), num total de 51,3% dos inquiridos. Relativamente aos resultados do DPJ, os indivíduos do sexo feminino apresentavam maiores níveis de compreensão e de empatia em relação ao sexo masculino. Já no que concerne ao caráter pudemos verificar que os escalões mais velhos parecem apresentar um maior respeito pelas regras em relação aos do que os escalões mais novos por nós estudados. Doutra forma, o escalão mais novo (10-12 anos), apresentavam níveis médios mais altos de Conexão, em relação ao escalão seguinte (13-15 anos). Relativamente ao RPS, podemos referir que a perceção da responsabilidade pessoal foi estatisticamente significativa em relação da perceção da responsabilidade social (RS). Estes resultados confirmam que o desporto, pode ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento positivo dos jovens e sugerem-nos que o aumento da prática desportiva é benéfico não só em termos de saúde, mas também para ganhos pessoais e sociais e em particular de DP, bem como de RPS. Por sua vez, para obtermos resultados que nos possam permitir falar da RPS, sugerimos em futuros estudos, parece-nos ser importante estudar jovens com estas caraterísticas em escolas TEIP portuguesas, do 3º ciclo do ensino básico e aplicar um programa em que o MRPS esteja incluído. Por outro lado, parece-nos também fundamental analisar a transferência de competências para a vida, em que se avalia quais os valores para a vida que os alunos levam com a utilização de um programa de Desporto em que o MRPS esteja presente.
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