Ensino das modalidades esportivas de combate por meio de jogos de oposição na educação física escolar: um ensaio teórico das interrelações com agressividade e violência
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.39997Palavras-chave:
Lutas, jogos de oposição, violência, agressividade.Resumo
O tema das lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate integra o currículo de Educação Física Escolar estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, é frequentemente subaproveitado pelos profissionais da área, em razão da percepção de que as lutas se interrelacionam com o incentivo à violência, segundo pais, gestores escolares e até professores. A violência e a agressividade são questões de preocupação global e devem ser abordadas no ambiente escolar. Esta revisão teve como objetivo analisar e discutir se, e em que medida, o desenvolvimento da unidade temática lutas e modalidades esportivas de combate na educação física escolar participa de processos relacionados à violência nesse contexto. Um dos aspectos preponderantes para o desenvolvimento de lutas e modalidades esportivas de combate no âmbito da educação física escolar é o tratamento pedagógico adotado pelo profissional de educação física. Os jogos de oposição, operacionalizados sob a perspectiva educacional do esporte se configuram como procedimentos didático-metodológicos adequados para as aulas de educação física escolar quando se perspectiva o ensino de lutas e modalidades esportivas de combate, inclusive, como forma de combate a violência em suas múltiplas formas de manifestação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Motricidade

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
