Lesão esportiva: Um estudo sobre a síndrome dolorosa femoropatelar
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.715Resumo
A síndrome dolorosa femoropatelar (SDFP) é definida como dor anterior, ou retropatelar, na ausência de outras enfermidades, e acomete até 25% da população em alguma fase da vida, sendo mais comum em mulheres e pessoas com grau de treinamento mais elevado. Assim como outras lesões esportivas, a SDFP tem sido um grande fator de interrupção do treinamento físico para muitos atletas de alto nível e amadores. Com isto, o objetivo geral desse trabalho foi debater a ocorrência da SDFP como lesão esportiva, suas possibilidades de prevenção e o treinamento adequado para recuperação pós-lesão, demonstrado em diversas pesquisas. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido diante de uma perspetiva de revisão de literatura, abordando as características específicas da síndrome, o diagnóstico, população alvo, como ocorre seu desenvolvimento, como ela afeta o treinamento e quais são as possibilidades de prevenção e tratamento.Downloads
Edição
Secção
Artigos de Revisão
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.