Efeito de um programa escolar de estimulação motora sobre desempenho da função executiva e atenção em crianças

Autores

  • Cintia Mota Cardeal Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Universidade Católica de Brasília - UCB-DF
  • Lílian Alves Pereira Universidade Católica de Brasília - UCB-DF
  • Pollyanna Ferreira da Silva Universidade Católica de Brasília - UCB-DF
  • Nanci Maria de França Universidade Católica de Brasília - UCB-DF

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.762

Resumo

A influência da atividade física escolar no desenvolvimento da função executiva infantil ainda não é consenso entre os estudos já realizados, portanto esse estudo tem como objetivo verificar o efeito da estimulação motora, nas respostas da função cognitiva de crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil. Foram formados 2 grupos controle (n = 40) e experimental (n = 40), avaliados antes e depois da intervenção, as variáveis analisadas: motricidade, função executiva, tempo de reação e atenção seletiva. A intervenção ocorreu durante 7 meses com aulas de educação física escolar. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diferença significativa entre os grupos nos testes de função executiva [F(1, 118) = 13.768; p = .001], tempo de reação [F(1, 118) = 18.352; p = .001] e atenção seletiva [F(1, 64) = 14.531; p = .001]. Desse modo, foi observado que, o grupo que sofreu intervenção melhorou não somente o aspecto motor, mas também melhorou de forma significativa o desempenho das funções cognitivas testadas.

Biografias Autor

Cintia Mota Cardeal, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Universidade Católica de Brasília - UCB-DF

Centro de Formação de Professores - Educação Física (Crescimento e Desenvolvimento Humano) - UFRB.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - UCB-DF.

Lílian Alves Pereira, Universidade Católica de Brasília - UCB-DF

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - UCB-DF.

 

Pollyanna Ferreira da Silva, Universidade Católica de Brasília - UCB-DF

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - UCB-DF.

Nanci Maria de França, Universidade Católica de Brasília - UCB-DF

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - UCB-DF.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Secção

Artigos Originais