Métodos não invasivos de avaliação postural da escoliose: Uma revisão sistemática

Autores

  • Juliana Adami Sedrez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.949

Resumo

A escoliose é um desvio tridimensional da linha vertical da coluna vertebral, muitas vezes de difícil visualização e quantificação. Por isso, diversos estudos desenvolveram metodologias para a sua avaliação, mas ainda é incipiente uma discussão aprofundada, a fim de facilitar a escolha do método. O objetivo dessa revisão sistemática é verificar a existência de evidências científicas sobre os métodos alternativos para avaliação não invasiva da escoliose. Realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados Scopus, Science Direct e PubMed, com as palavras-chave: Non-invasive Monitoring [OR] Assessing Postural Assessment [OR] Postural Evaluation [OR] Assessing Postural Evaluation Methods [AND] Scoliosis [OR] Spinal Curvatures [OR] Spinal Deformity [OR] Spine Curvatures. Adoptou-se os seguintes critérios de inclusão: abordar pacientes com escoliose e envolver avaliação postural não invasiva; e exclusão: não descrever o método de avaliação postural, abordar tratamento e não estar redigidos na língua inglesa. Foram encontrados inicialmente 200 artigos. Após leitura dos títulos e resumos, 8 artigos foram selecionados e 12 artigos foram incluídos a partir das referências bibliográficas, totalizando 20 artigos. Desses, 18 estudos foram incluídos por preencher os critérios de qualidade. Os estudos incluídos, em geral, apresentaram resultados satisfatórios para a avaliação da escoliose, sendo observadas diferenças entre os métodos no tempo de avaliação, custo do sistema, dificuldade técnica e resultados apresentados. No entanto, esses sistemas não permitem a substituição da radiografia, podendo ser utilizados para a redução da exposição à radiação.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Secção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)