Relações entre o compromisso desportivo e o comportamento de consumo de desporto

Autores

  • Norberta Elisa Fernandes Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa
  • Abel Hermínio Correia Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa
  • Ana Maria Abreu Centro de Competências de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade da Madeira
  • Rui Biscaia Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER), Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa; Escola de Turismo, Desporto e Hotelaria, Universidade Europeia

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.96

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre o compromisso desportivo e três tipos de comportamentos de consumo de desporto: frequência de participação, consumo de artigos desportivos e consumo de media. Foi aplicado um questionário a praticantes de desportos individuais e de coletivos, de fitness e de atividades outdoor (n= 900). O questionário incluiu questões relacionadas com informações demográficas, com o compromisso desportivo e com o comportamento de consumo de desporto. Os resultados obtidos a partir de um modelo de equações estruturais forneceram evidências de que o compromisso desportivo tem uma influência positiva sobre a frequência de participação, sobre o consumo de artigos desportivos e de media. As implicações destes resultados são discutidas e sugestões para futuras pesquisas sobre consumidores de desporto são fornecidas.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Secção

Artigos Originais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)