Caso dermatológico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i3.10199Palavras-chave:
Agudo, auto-limitada, hemorrágico, infância, leucocitoclástica, púrpura, vasculiteResumo
O Edema Hemorrágico Agudo da Infância (EHAI) é uma vasculite leucocitoclástica de pequenos vasos que geralmente ocorre entre os 4 e os 24 meses. Carateriza-se por lesões purpúricas de distribuição característica e edema das extremidades.
Descreve-se o caso clínico de uma criança de 18 meses trazida ao Serviço de Urgência por lesões púrpuricas distribuidas aos membros e face com cerca de 12 horas de evolução. Perante o bom estado geral e o estudo analítico sem alterações foi presumido o diagnóstico de EHAI. Foi avaliado o desenvolvimento das lesões, com observação às 48 horas e sete dias após o aparecimento das lesões. Foi possível constatar a evolução e o seu desaparecimento três semanas depois.
O EHAI é uma doença autolimitada e de curso benigno, contrastando com a exuberância das lesões purpúricas. Entre os principais diagnósticos diferenciais inclui-se a Púrpura de Henoch-Schonlein. É importante o seu reconhecimento, evitando tratamentos e preocupações desnecessárias.
Downloads
Referências
Dutta A, Ghosh SK. Acute hemorrhagic edema of infancy. Indian Pediatr. 2014 Aug;51(8):677-8.
Hayrullah A. Acute Hemorrhagic Edema of Infancy, Advances in the Etiology, Pathogenesis and Pathology of Vasculitis, 2011, Dr. Luis M Amezcua-Guerra (Ed.), ISBN: 978-953-307-651-5, InTech, DOI: 10.5772/19842.
Dedeoglu F, Kim S. Henoch-Schonlein purpura (immunoglobulin A vasculitis): clinical manifestations and diagnosis. UpToDate 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.