Corpo estranho na via aérea: … como um avião passou despercebido

Autores

  • Ana Gomes da Silva S. de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo
  • Carolina Prelhaz S. de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo
  • Inês Marques S. de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v25.i4.10806

Palavras-chave:

corpo estranho, via aérea, aspiração

Resumo

A aspiração acidental de um corpo estranho é uma causa frequente de procura de cuidados médicos em pediatria. Os sinais e sintomas de aspiração/deglutição de corpo estranho inespecíficos o que, na criança pequena, dificulta o diagnóstico quando o incidente não é presenciado. Embora seja raro, um corpo estranho deglutido ou aspirado pode impactar no tronco comum da via aérea superior. Nestes casos, à inespecificidade clínica associa-se o silêncio radiológico, condicionando o atraso terapêutico e inerentes complicações.
Apresenta-se o caso clínico de um lactente do sexo masculino de dez meses de idade, exemplificativo da dificuldade diagnóstica quando a aspiração não é presenciada e o corpo estranho não é radiopaco, bem como de todo o risco inerente ao atraso diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sobrinho FPG, Jardim AMB, de Sant’Ana IC, Lessa HA. Corpo estranho na nasofaringe: a propósito de um caso. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2004; 70: 120-3.

Fraga AMA, dos Reis MC, Zambon MP, Toro IC, Ribeiro JD, Baracat ECE. Aspiração de corpo estranho em crianças: aspectos clínicos, radiológicos e tratamento broncoscópico. J Bras Pneumol. 2008; 34:74-82.

Gonçalves EPM, Cardoso RS, Rodrigues AJ. Aspiração de corpos estranhos. Pulmão Rio de Janeiro. 2011; 20:54-8.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

1.
da Silva AG, Prelhaz C, Marques I. Corpo estranho na via aérea: … como um avião passou despercebido. REVNEC [Internet]. 3 de Fevereiro de 2017 [citado 3 de Agosto de 2024];25(4):255-7. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/10806

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)