Caso clínico imagiológico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i4.12286Palavras-chave:
Edema hemorrágico, Rash purpúricoResumo
Introdução: O Edema Hemorrágico Agudo da Infância (EHAI) é uma vasculite leucocitoclástica rara e benigna, por vezes subdiagnosticada por não ser correctamente reconhecida.
Caso clínico: É descrito o caso de um lactente de 12 meses, do sexo masculino, com obstrução nasal e tosse com sete dias de evolução associado a aparecimento súbito de exantema purpúrico no membro inferior esquerdo e febre baixa. O exantema progrediu com placas purpúricas palpáveis, anulares, com bordos bem definidos na face, extremidades, pavilhões auriculares, nádegas e escroto e edema na articulação tibiotársica direita. A investigação laboratorial evidenciou trombocitose ligeira. O doente foi medicado com betamatesona durante dois dias, com melhoria clínica. A resolução completa do quadro clínico foi observada após três semanas, sem sequelas.
Discussão: O EHAI tem início súbito e um curso benigno e autolimitado. Pretende-se com este caso alertar para o reconhecimento precoce desta entidade, a fim de evitar uma investigação exaustiva e desnecessária.
Downloads
Referências
C. Feitosa Pelajo, S. Oliveira, Edema Hemorrágico Agudo da Infância – Uma Variante daPúrpura de Henoch-Schönlein?. Revista Brasileira Reumatologia, v. 47, n.1, p. 69-71, jan/fev, 2007
C. Carvalho, G Januário, P Maia, Acute haemorrhagic oedema of infancy. BMJ Case Rep 2013
C. Acun, G Ustundag, A Sogut, R. Koca, G. Numanoglu, A Child Who Has Acute
Onset of Unusual Skin
Lesions and Edema. Pediatrics in Review Vol.27 No.11 November 2006
J. Oliveira, L. Lopes, A Fraga, L. Almeida, B. Aguas, A. Azevedo, Acute Hemorrhagic Edema of Infancy: A Rare Cause of Purpuric Exanthema. J Pediatr 2015;166:498
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.