Violência no namoro - conhecimentos e atitudes dos adolescentes e avaliação da efetividade de uma intervenção breve em alunos do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v29.i2.18420Palavras-chave:
adolescente, intervenção, violência no namoroResumo
A inexperiência e a vontade de agradar ao próximo tornam os adolescentes especialmente suscetíveis a comportamentos violentos nos relacionamentos, aceitando-os como naturais e, muitas vezes, como manifestações de amor.
Este estudo pretendeu determinar a prevalência de violência no namoro (VN) numa amostra de adolescentes de uma escola secundária da região norte do país, os seus conhecimentos e atitudes sobre VN, assim como a eficácia de uma breve intervenção na capacitação dos adolescentes em lidar com esta problemática.
Estudo longitudinal, interventivo, com adolescentes de seis turmas escolhidas aleatoriamente, sendo que a três foi proporcionada uma intervenção sobre VN. Foram preenchidos os inquéritos CADRI (Inventário de Conflitos nos Relacionamentos de Namoro Adolescentes) e EAVN (Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro), esta última repetida no grupo submetido à intervenção.
Participaram 138 adolescentes do ensino regular e profissional. 75,5% dos adolescentes utilizavam estratégias de resolução de conflito abusivas, 33% recorriam a violência severa e 40,6% dos adolescentes eram vítimas de violência severa. O sexo masculino revelou legitimação superior da violência psicológica, física e sexual perpetrada quer pelos rapazes (VPM, VFM, VSM) quer pelas raparigas (VPF, VFF, VSF). 69 adolescentes participaram na intervenção, registando-se, nas raparigas, uma diminuição não estatisticamente significativa da legitimação da VSF; nos rapazes, houve uma diminuição não significativa da legitimação da VPM.
Uma elevada percentagem de adolescentes utilizavam estratégias de resolução de conflitos abusivas e violência severa. Apesar da participação ativa dos adolescentes durante a intervenção, o impacto desta foi inferior ao esperado.
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