Educação e treino psicossexual para adolescentes com perturbação do espetro do autismo: revisão sistemática

Autores

  • Luísa Duarte Serviço de Pedopsiquiatria, Hospital Pediátrico de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4192-5563
  • Raquel Figueiredo Serviço de Pedopsiquiatria, Hospital Pediátrico de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0848-966X
  • João Caseiro Alves Serviço de Pedopsiquiatria, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Penafiel, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8996-8266

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v31.i2.24777

Palavras-chave:

educação psicossexual, funcionamento socio-sexual, perturbação do espectro do autismo, treino psicossexual

Resumo

Introdução: Os adolescentes com perturbação do espetro do autismo (PEA) podem ter acesso limitado a informação de qualidade acerca da puberdade e sexualidade. Os principais sintomas de PEA podem resultar em problemas nas relações de intimidade e funcionamento sexual, bem como em comportamentos sexuais inapropriados. Assim, programas especializados de treino psicossexual poderão ser benéficos para estes jovens.
Objetivos: Rever a literatura existente sobre programas de psicoeducação e treino psicossexual para adolescentes com PEA.
Métodos: Revisão sistemática da literatura.
Resultados e Conclusão: Os programas de educação sexual dirigidos a adolescentes com PEA são escassos. O único programa de treino psicossexual centrado em adolescentes atualmente disponível na literatura é o Tackling Teenage Training (TTT), no qual os adolescentes com PEA recebem psicoeducação e praticam estratégias comunicacionais relacionadas com puberdade, sexualidade e relações íntimas. A aplicação do TTT associa-se de forma consistente a aumentos significativos do conhecimento psicossexual, compreensão dos limites interpessoais e funcionamento social. Por outro lado, o impacto do programa na diminuição dos comportamentos sexuais agressivos ou problemáticos, diminuição das preocupações acerca do futuro e transferência do conhecimento aprendido para o dia-a-dia é descrito de forma mais inconsistente.
Conclusão: O TTT parece ser um programa de educação psicossexual eficaz para adolescentes com PEA, mas é necessária mais investigação acerca da aplicação prática do conhecimento adquirido, melhoria das competências de relacionamento romântico e prevenção de comportamentos sexuais problemáticos e vitimização. Deve ser feito um maior investimento em programas de educação sexual dirigidos às necessidades específicas desta população.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

1.
Duarte L, Figueiredo R, Caseiro Alves J. Educação e treino psicossexual para adolescentes com perturbação do espetro do autismo: revisão sistemática. REVNEC [Internet]. 30 de Junho de 2022 [citado 28 de Janeiro de 2025];31(2):123-9. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/24777

Edição

Secção

Artigos de Revisão