Caso endoscópico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v23.i1.8594Palavras-chave:
Banda gástrica, dispepsia, esofagite péptica, obesidadeResumo
A Margarida, sexo feminino, 18 anos, foi observada na consulta externa de Gastroenterologia Pediátrica por queixas dispépticas por vezes associadas a sensação de mal estar durante a deglutição, que melhoravam com a inibição da secreção ácida. A doente era observada desde os 15 anos na consulta de obesidade mórbida por quadro de obesidade com IMC de 43 (peso 110Kg e estatura 1,60m). Depois de diversas tentativas de emagrecimento com terapêutica dietética, a doente não conseguiu perda de peso significativa, pelo que lhe foi sugerida a colocação de banda gástrica, que aceitou. Esta foi-lhe colocada por via laparoscópica cerca de um ano depois sem complicações e com êxito, uma vez que foi perdendo progressivamente peso. Aos 18 anos apresentava um IMC de 27,5 (Peso 57kg e estatura 1,65m) e referia queixas dispépticas, azia, pirose e, por vezes, odinofagia, com duração de cerca de três meses que aliviava sempre que tomava omeprazol (40mg oral/dia), o que fazia de forma intermitente mas frequente. Em face deste quadro clínico efetuou endoscopia digestiva alta que permitiu observar os aspetos apresentados nas imagens seguintes (Figuras 1, 2 e 3).Downloads
Referências
Zwintscher NP, Azarow KS, Horton JD, Newton CR, Martin MJ. The increasing incidence of adolescent bariatric surgery. J Pediatr Surg 2013; 48:2401-7.
Horgan S, Holterman MJ, Jacobson GR, Browne AF, Berger RA, Moser F, et al. Laparoscopic adjustable gastric banding for the treatment of adolescent morbid obesity in the United States: a safe alternative to gastric bypass. J Pediatr Surg 2005; 40:86-90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.